sexta-feira, 8 de outubro de 2010

TECNOLOGIA, USO DAS TICS NO ENSINO APRENDIZAGEM

No início da década de 80, havia anseio de que essa tecnologia poderia produzir a massificação do ensino, descartando a necessidade do professor, ou que pudesse levar a aceleração perigosa de estágios de aprendizagem com conseqüências graves.
No entanto, vemos que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação são fundamentais no processo da aprendizagem, pois a escola não pode ficar alheia ao que acontece no mundo globalizado.
As novas tecnologias não sevem apenas para preparar o educando para o mercado de trabalho, e sim para ensiná-los a viverem uma cidadania plena, conscientes de seus deveres e responsáveis por suas obrigações sociais.   
O surgimento dessas novas tecnologias fez com que surgissem também novas divisões de trabalho e o desaparecimento de outras. Apesar de o avanço tecnológico ter facilitado à produtividade tanto no campo como na cidade, a miséria ao contrário expandiu no mundo.
Pode-se dizer que a tecnologia abre muitas possibilidades, mas  a determinação do que vai tornar realidade, dentre o que é possível, é do âmbito da política.
Precisamos pensar em alfabetização tecnológica para todos, pois enquanto não compreender a tecnologia não se poderá opinar como elas devem ser; precisamos educar os sujeitos para que sejam críticos, criativos e cuidantes.
 Desse modo a tecnologia pode nas escolas ajudar a definir currículos; orientar a pratica pedagógica dos professores, a organização e a distribuição dos recursos computacionais. Outro fato importante que deve ser levado em conta é o uso do computador com ferramenta de aprendizagem, podendo auxiliar e reinventar uma nova maneira de se ensinar e aprender.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

AS PROFESSORAS: ANDRÉIA ALESSANDRA, GUTA E MARY APRECIADORAS DO MEIO AMBIENTE DESENVOLVEM SEUS PROJETOS TRABALHANDO A REALIDADE DA VIDA DOS ANIMAIS...
Um pouco de conhecimento sobre os sapos

·       O sapo é um anfíbio vertebrado que possuem uma fase de vida terrestre e outra aquática
·       Existem na natureza cerca de 5 mil espécies de sapos, a maior parte das espécies vive próximas aos rios e lagos, pois a fêmea (rã) necessida de água para por os ovos. Os girinos (filhotes) também necessitam da água para sobreviverem
·       Apesar de possuir poucos predadores na natureza, os principais são as cobras e aves de grande porte.
·       A principal fonte de alimento dos sapos são os insetos. Capturam os insetos utilizando suas grandes línguas
·       Espécies mais conhecidas no Brasil: sapo-cururu e sapo-boi